E-CLUB DO DISTRITO 4430

História

Paul Harris

Paul Percy Harris (RacineWisconsin19 de abril de 1868 — ChicagoIllinois 27 de janeiro de 1947) foi um advogado estadunidense, fundador do primeiro Rotary Club e primeiro presidente do Rotary International

Reuniões

O nome “Rotary” surgiu da prática inicial de fazer o rodízio das reuniões entre os escritórios de cada associado.

Uma noite Paul Harris, foi jantar com um colega do escritório, e de uma caminhada que fizeram após o jantar surgiu a ideia do que se tornaria o Rotary.

Naquele passeio seu amigo parou em vários estabelecimentos comerciais para cumprimentar os proprietários e lhes apresentar Paul. O fato de que os clientes de seu anfitrião haviam se transformado em amigos entrou na mente de Paul Harris e nunca mais saiu. O Rotary foi criado cinco anos mais tarde como um clube onde relacionamentos profissionais pudessem ser transformados em amizade [3]. A primeira reunião ocorreu na sala 711 do Edifício Unity, em Chicago, composta dos quatro fundadores: Paul Harris, Silvester Schiele, Hiram Shorey e Gustavus Loehr.

Quando criança, Paul Harris estudara em escolas de elite, onde os alunos tinham pouca ou nenhuma preocupação com dinheiro. Mas ao cursar de direito no estado de Iowa conheceu colegas mais velhos que haviam trabalhado duro para poder pagar seus estudos. Possivelmente, este contato impressionou Paul Harris pois os primeiros Rotary Clubes eram formados por homens de negócio que conquistaram o que tinham por seu próprio esforço, os self-made men.

O desenho básico do primeiro emblema data de 1905, ano em que foi organizado o primeiro ROTARY Club na cidade de Chicago, EUA. Poucas semanas depois de formado o clube, os sócios se reuniram para discutir o desenho de um emblema que pudesse simbolizar o caráter de sua recém-formada entidade. A primeira ideia, atribuída ao seu fundador, Paul Harris, visualizava um símbolo que teria um formato redondo, cíclico, como uma roda a qual simbolizaria a civilização e o movimento.

O membro escolhido para projetar a primeira insígnia do ROTARY foi Montague M. Bear, um membro do ROTARY Club de Chicago, que era tipógrafo-gravador.

O “Monty”, como ele era conhecido Montague por seus companheiros Rotarianos, entrou em ROTARY Club de Chicago, em 1905. Por causa de sua classificação laboral de tipógrafo-gravador, os seus companheiros solicitaram que ele elaborasse um emblema para a nova organização. Ele deu-lhes um esboço de uma simples roda de carruagem – um projeto básico, representando a civilização e o movimento. Os membros associados rejeitaram sua primeira ideia – uma roda decarrinho simples – foi considerada sem vida e sem sentido… “muito simples, muito estático”.